segunda-feira, 16 de maio de 2011

IV Piratinha Dirt Jump






















Local:

Centro de Treinamento CBMXP, próximo ao CAIC do bairro Renascença no Grande Dirceu

Data e Horário:

14 e 15 de Maio de 2011 à partir das 15h

Contexto:

O BMX Piauiense vem aos poucos chamando atenção dentro do cenário nordestino. Pilotos de apelidos irreverentes (Morto, Spanto, Sr Madruga, Massupilame, são conhecidos em todo todo o circuito. Grupos de pilotos de fora organizam suas Jams e Teresina, apesar do clima quente, sempre está na rota, seja pela hospitalidade já conhecida de nosso povo, seja pela diversão garantida na prática do Street Park (outra modalidade do BMX muito praticada por aqui). De acordo com os pilotos de fora Teresina é o único local onde pode-se dar uns rolés pela noite tranquilamente.
Teresina não conta com uma pista de Race, única das modalidades olímpicas que envolve o BMX e essa é uma das lutas também do grupo atual. Contamos com pouco apoio da iniciativa pública. Já os empresários locais, mostram-se desacreditados do potencial da modalidade, vendo o BMX como um esporte "marginalizado" e sem retorno financeiro.



Proposta do evento:

Em sua quarta edição o Piratinha trás mais uma vez o desafio entre os pilotos locais (Teresina e Timon) e a "galera" de fora. A pista atual conta com 2 seqüencias de rampas, sendo uma direcionada para os amadores e uma para os pilotos com mais experiência. São esperados pilotos de Sobral, Fortaleza, Natal e Recife. Os pilotos serão divididos em duas categorias Amador e PRO e darão um show de coragem e ousadia realizando manobras que desafiam as leis da física e às vezes beiram a insanidade.

O evento tem o objetivo de mostrar uma modalidade extrema do BMX, o Dirt Jump, apresentar os pilotos locais com potenciais de encaixar-se no circuito nacional e até mesmo internacional, como o exemplo do piloto piauiense Mike Moura (http://shithappensbmx.blogspot.com/2008/05/dig-64-e-outros.html) que despontou no cenário mundial como referência em Dirt e Street.

A exposição e realização do evento em local aberto também nos remete à socialização desse esporte e como que a prática segura pode ser motivo de horas de diversão e de inclusão social no cenário tanto da periferia, quanto das demais classes.

Premiação:

Serão premiados com quantias em espécie 3 primeiros colocados de cada categoria e acontecerá no final do segundo dia;

Realidade:

O evento é praticamente organizado por uma pessoa. O esforçado Dione "Bombado" cuida de tudo, desde correr atrás de patrocínios à confecção de todo o material gráfico (folders, camisas, banners, adesivos ) e até troféus em sua casa, que também é a sede da ADR. O Bombado ainda arruma tempo para treinar o BMX e as aulas de Jiu Jitisu.
A pista é fruto do suor de um grupo de pilotos que servem de exemplo pra maioria dos novatos, onde Morto cuida de dar os ajustes deixar um brinco o lançador e a recepção das rampas, tudo tem que ficar perfeito pros pilotos sentirem segurança nos "procedimentos" voo e na aterrisagem. O gate de largada foi construido com materiais oriundos da doação de canos galvanizados não mais utilizados pela Diretoria do CAIC após a construção de um muro que separa o CT da área de esportes da escola.
O esporte conta com o apoio que foi formalizado com a criação do Clube de BMX do Piauí (CBMXP), mas enfrenta dificuldades; O mesmo não possui receita alguma e nem mesmo sede própria, além de inúmeras discurssões com pessoas sem visão do desporto como forma de inclusão social, levando repetidamente os integrantes do clube à órgãos públicos para tratar sempre do mesmo assunto: a posse do terreno onde se encontra o CT do Clube. Sendo que o mesmo foi cedido por um período de 10 anos pela extinta Emgerpi, na ocasião administrada pela Secretária Lucile Moura, o qual temos muito a agradecer por este ato.


Patrocínio/Apoio:

Contamos com a LZ Bikes, Quadrilha BMX e Inspiration BMX, todas não são do Piauí e são marcas conhecidas entre todos os pilotos do Norte Nordeste, por fornecerem produtos e peças específicas para a prática do BMX. Contamos também com o apoio incondicional da CBMXP, através do presidente Francisco Juciê Ramos e demais integrantes da comissão, da FCicloPI (Federação Piauiense de Ciclismo) e da SEMEL.


Informações e Contatos:

Blog Clan BMX - http://clanbmx.blogspot.com


Dione "Bombado" Lennon (Vice Presidente da CBMXP)
8859-8045
jhony-2661@hotmail.com

Roberto "Bebeto" Brito
8829-6958
bebeto_brito@hotmail.com

Francisco Juciê Ramos (Presidente da CBMXP)
(86) 9920-8289

Nenhum comentário: